Assim como o “ralenti” do motor do seu carro pode precisar de ser ajustado quando leva uma grande reparação, as válvulas de saída também precisam que o seu “ralenti” (o “Bias”) seja ajustado para garantir que o amplificador soe o melhor possível.
Alguns amplificadores fazem isso automaticamente, mas muitos são – principalmente no mundo dos amplificadores de guitarra. Muitos proprietários de amplificadores valvulados desconhecem este serviço regular para o amplificador que o manterá com o melhor som possível. Os métodos de polarização dos amplificadores enquadram-se em várias categorias básica:
- Amplificadores fixos de polarização ajustável.
- Amplificadores fixos de polarização não ajustável (sem potenciómetros de ajuste de polarização).
- Amplificadores de polarização catódica.
Cada um desses tipos é único. Os amplificadores de polarização fixa podem ser ajustáveis ou não ajustáveis. Para amplificadores de polarização fixa ajustáveis, o amplificador deve ser polarizado por um técnico com experiência. Não é que seja difícil, mas se a pessoa não sabe o que é que está a fazer, é MUITO PERIGOSO e podem mesmo até MATAR (os amplificadores podem causar choques elétricos letais, mesmo quando estão desligados, e NÃO, não estamos a dizer isto apenas para assustá-lo).
Além disso, o seu amplificador pode soar horrivelmente ou causar desgaste excessivo nas válvulas ou outros componentes do amplificador. Recomendamos que recorre a um profissional. Os amplificadores de polarização fixa não ajustáveis sem um potenciómetro de compensação não podem ser ajustados na polarização sem alterar as resistências no circuito de polarização para valores diferentes.
Portanto, para fins práticos, isto é considerando um amplificador fixo de polarização não ajustável. Estes amplificadores (por exemplo, praticamente senão mesmo todos os modelos do Mesa Boogie) usam uma resistência fixa para polarizar as válvulas, não um potenciómetro de polarização, e são projetados para funcionar com válvulas que possuem uma faixa de consumo de corrente específica e devem usar apenas válvulas que estão dentro dessa faixa de consumo.
Felizmente, estes amplificadores geralmente são muito mais tolerantes e funcionam bem com uma ampla variedade de válvulas.
Os amplificadores de polarização de cátodo não exigem ajustes e funcionarão com um ampla gama de correntes de placa na válvula, pois o circuito é “autoajustável”.