Ajuste de “Bias” de um amplificador?

Inicio > UPtech >

Ajuste de “Bias” de um amplificador?
Bias ou polarização é o ponto de trabalho em que um estágio de amplificação opera quando em repouso.

Assim como o “ralenti” do motor do seu carro pode precisar de ser ajustado quando leva uma grande reparação, as válvulas de saída também precisam que o seu “ralenti” (o “Bias”) seja ajustado para garantir que o amplificador soe o melhor possível.

Alguns amplificadores fazem isso automaticamente, mas muitos são – principalmente no mundo dos amplificadores de guitarra. Muitos proprietários de amplificadores valvulados desconhecem este serviço regular para o amplificador que o manterá com o melhor som possível. Os métodos de polarização dos amplificadores enquadram-se em várias categorias básica:

  • Amplificadores fixos de polarização ajustável.
  • Amplificadores fixos de polarização não ajustável (sem potenciómetros de ajuste de polarização).
  • Amplificadores de polarização catódica.

Cada um desses tipos é único. Os amplificadores de polarização fixa podem ser ajustáveis ou não ajustáveis. Para amplificadores de polarização fixa ajustáveis, o amplificador deve ser polarizado por um técnico com experiência. Não é que seja difícil, mas se a pessoa não sabe o que é que está a fazer, é MUITO PERIGOSO e podem mesmo até MATAR (os amplificadores podem causar choques elétricos letais, mesmo quando estão desligados, e NÃO, não estamos a dizer isto apenas para assustá-lo).

Além disso, o seu amplificador pode soar horrivelmente ou causar desgaste excessivo nas válvulas ou outros componentes do amplificador. Recomendamos que recorre a um profissional. Os amplificadores de polarização fixa não ajustáveis sem um potenciómetro de compensação não podem ser ajustados na polarização sem alterar as resistências no circuito de polarização para valores diferentes.

Portanto, para fins práticos, isto é considerando um amplificador fixo de polarização não ajustável. Estes amplificadores (por exemplo, praticamente senão mesmo todos os modelos do Mesa Boogie) usam uma resistência fixa para polarizar as válvulas, não um potenciómetro de polarização, e são projetados para funcionar com válvulas que possuem uma faixa de consumo de corrente específica e devem usar apenas válvulas que estão dentro dessa faixa de consumo.

Felizmente, estes amplificadores geralmente são muito mais tolerantes e funcionam bem com uma ampla variedade de válvulas.

Os amplificadores de polarização de cátodo não exigem ajustes e funcionarão com um ampla gama de correntes de placa na válvula, pois o circuito é “autoajustável”.

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Serviços Eletrónicos Integrados, surge com a missão de prestar serviços especializados de Instalação, Reparação e Manutenção de Equipamentos de forte componente eletrónica e tecnológica.

Mais do que uma tendência, uma necessidade!

Relacionados

Siga-nos:

Ajude o planeta: evite comprar um novo equipamento

Invista na durabilidade dos seus dispositivos e ajude-nos a contribuir para diminuir a pegada ecológica.

(em frente ao Continente de Telheiras e ao lado da Dominos Pizza)

10:00 – 19:00h

Preencha o formulário e entraremos em contacto gratuitamente!